Acupuntura

APRESENTAÇÃO

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma prática clínica de diagnóstico, tratamento, cura e prevenção de doenças cuja existência remonta a pelo menos 5.000 anos. Os primeiros registros da prática de diagnósticos e da cura de algumas doenças através da Acupuntura e da Fitoterapia Chinesa foram datados em 2674 a.c. (Imperador Amarelo- Huang Di). A prática histórica da Medicina Tradicional Chinesa comprova a eficácia de suas atividades clínicas, que através da exploração de recursos disponíveis na natureza, atende as necessidades da saúde da vida humana e animal.

A MTC anteriormente, era desenvolvida e praticada no Oriente e teve o desenvolvimento de seus fundamentos técnicos e filosóficos nas bases das Culturas dos povos e das regiões do Ocidente. Com as imigrações destes povos aos países do Ocidente, vagarosamente os conhecimentos medicinais da MTC foram despertando interesses, curiosidades, estudos e experimentos de suas técnicas e fundamentos teóricos no tratamento da saúde dos povos ocidentais. Por muito tempo, a MTC povoou a crítica do “senso comum” como a utilização de técnicas altamente ingênuas e místicas. A MTC, sobretudo através da Acupuntura e de técnicas de massagens e manipulações corporais originadas do Tui-Ná, conseguiu conquistar o posto de “Medicina Alternativa.

Atualmente observamos o respeito que a MTC tem angariado pela Medicina Ocidental e pela população em geral a respeito dos conhecimentos e das habilidades no tratamento e na cura de problemas, muitas vezes crônicos. A convivência entre a Medicina Ocidental com a Medicina Tradicional Chinesa tem angariado conquistas e contribuições mútuas e preciosas. Com a iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMC) em reconhecer a eficácia do tratamento da Acupuntura em pelo menos 60 doenças e transtornos da saúde, elevou a MTC no mesmo patamar que sempre foi da Medicina Ocidental.

No Brasil também podemos observar este reconhecimento sobretudo na iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) em reconhecer e em manter em sua equipe técnica Acupunturista capacitados e na ampla aceitação e recomendação da Acupuntura nos tratamentos oferecidos à população. Isto também pode ser encontrado no reconhecimento da Acupuntura pelos órgãos reguladores das categorias de profissionais que atuam na saúde, tais como médicos, psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros e veterinários (saúde animal) e da aceitação dos tratamentos com acupuntura pelos “Convênios e Seguros Saúde”.

No seio das pesquisas também observamos as experiências técnicas, sobretudo nos estudos da Neurociência onde são presenciadas contribuições preciosas da Acupuntura e outras técnicas da MTC no entendimento da mente humana e de como a utilização de pontos de acupuntura, associados ou não com a estimulação elétrica, promovem fenômenos de ativação e de recuperação de regiões e estímulos cerebrais.

TÉCNICAS E MODALIDADES

São várias as técnicas e modalidades que constituem a MTC- Medicina Tradicional Chinesa, sendo a Acupuntura Sistêmica a prática mais difundida. Contudo, encontramos as Acupunturas Micro sistêmicas, a Moxibustão e a Ventosa-terapia, a Fitoterapia Chinesa e a Dieta de Alimentos como práticas que se complementam no tratamento clínico de cura, na prevenção de doenças e na promoção da longevidade. Nas práticas corporais encontramos o “Tui-na”, que se traduz como “Amassar e Puxar”, prática de massagem e de manipulação corporal na promoção do tratamento de doenças. O “Do-In” e o “Shiatsu” são modalidades de manipulação e massagem originadas no “Tui-na”. Pode-se também se atribuir o “Qi-Gong” como uma prática corporal, mas também incorpora o componente espiritual, pois além do uso do movimento rítmico e da meditação para se promover a educação energética, beneficia-se da Energia Cósmica.

Nas páginas do interior deste blog, procuraremos divulgar algumas das modalidades da Medicina Tradicional Chinesa, com intuito de oferecer informações e esclarecimentos.

Léo Baroni

Formulário de Contato:

 

15 comentários sobre “Acupuntura

  1. bom dia doutor, estou hernia de disco e as dores ja estão aparecendo, sou bombeiro civil e as vezes tenho que fazer certos esforços mas nao queria passar pela cirurgia devido o risco que a envolve. posso tratar uma hernia com acupuntura?
    sou de diadema sp

    1. Denis, Boa noite.
      Sim, a acupuntura trata a hernia de disco de forma muito eficaz. Dependendo do tipo da lesão e da sua reação ao tratamento, pode ser que a necessidade da cirurgia possa ser descartada. Porém, procure um proifissional acupunturista competente e leve todos os exames clínicos que tenha, incluindo os exames por imagens.
      Aconselho, também, depois que começar a ter melhoras nas dores e em recuperar parte dos movimentos, em fazer sessões de RPG e/ou Pilates, para reprogramar sua postura corporal, fortalecer músculos e desenvolver alongamentos corporais adequados. Concomitantemente, desenvolver diariamente exercícios aeróbicos, exercícios este que você já deve realizar devido sua profissão.
      Como você é de Diadema, tenho um consultório em SBCampo, na Rua Adriático 02. caso queira uma avaliação, marque uma consulta: 4125-2513.
      Obrigado. Léo

  2. RESIDO EM S B CAMPO TENHO 55 ANOS E ADORO ESPORTE [ FUTEBOL ] E CAMINHADA ESTOU COM PROBLEMA NO NERVO CIATICO POIS TENHO MUITAS DORES NA PARTE TRAZEIRA DA PERNA ESQUERDA NADEGAS E COCHA ATÉ O
    DEDÃO DO PÉ JA FIZ ALGUNS TRATAMENTOS QUE NÃO SURGIU EFEITO.
    SERA QUE COM UM TRATAMENTO INTENSIVO DE ACUPUNTURA SERIA BENEFICO PARA O MEU PROBLEMA.
    AGUARDO O SEU PARECER

    OBRIGADO

    1. Fernando, bom dia.
      A Acupuntura é muito eficaz para tratar os problemas que você está sentindo, mas precisamos analisá-los melhor.
      Marque uma consulta e traga os exames e relatórios dos tratamentos anteriores.
      Obrigado.
      Léo
      Consultório em SBCampo: Rua Adriático, 02
      Fone: (11) 41252513.

  3. Boa-tarde drº,tive miocardite viral em 2008,tenho hipertireoidismo e sou hipertensa,hoje com 37 anos,após uma longa internação ,fiquei com muita ansiedade e tenho episódios de pãnico ,passei hoje na psiquiátra e estou com medo de tomar a medicação,aliás esse medo me fez até parar de dirigir,gostaria de saber se tem como tratar com acupuntura para diminuir essa ANSIEDADE,até mais ,aguardo sua resposta.

    1. Alessandra, bom dia
      Sim, a acupuntura é eficaz nos tratamentos de ansiedade e problemas relacionados ao Mental e Emocional.
      Contudo, solicito que reveja as convicções e medos que estão te impedindo em a medicação receitada. Provavelmente, você obterá diminuição dos sintomas da ansiedade, proporcionando benefícios importantes para que possa vencer os pânicos. Tanto o medo de dirigir como o de tomar a medicação são decorrentes de todo o transtorno do pânico que vem apresentando. Assim que o transtorno for melhorando, estes sintomas secundários serão vencidos sem grandes esforços. Recomendo que assim que os sintomas dos medos arrefeçam, é importante buscar os motivos que geral a ansiedade através da psicoterapia.
      Caso queira conversar mais profundamente, marque numa consulta, sem compromissos.
      fone do consultório de Moema, São Paulo: Av. Moema, 635- fone: (11) 3459-8322.
      Obrigado
      Léo

  4. Olá Doutor. já faz uns 3 meses, que não estou me sentindo muito bem, alias desde que completei meus 40 anos, sinto muita ansiedade, nervoso, sem apetite mas como mesmo assim já perdi 5k, as vezes me da umas crises que parece que vou morrer,sinto falta de ar, coração dispra etc…, mas logo passa, passeia com a doutora Angelica aui do posto da Vila Deise, me passou um anti-depressivos, mas estou medo de tomar, estou tomando calmante fitoterapico e me parece que estou melhorando aos poucos, queria saber se a acumpultura vai me ajudar a melhora, pois sinto muita dor na columa e muita ansiedade. Obrigado.

    1. Olá Sara.
      Não deixe de tomar os remédios que a Drª Angelica receitou. Logo você usufruirá dos benefícios e do bem estar que a medicação proporcionará.
      Quanto a Acupuntura, sim ela é muito eficaz para o tratamento das dores na coluna e da ansiedade. Se você tem acesso fácil a acupuntura, recomendo que inicie imediatamente.
      Obrigado
      Léo

  5. Boa noite,tenho distrofia muscular tipo cintura ,sinto muita fraqueza nas pernas gostaria de saber se voce recomenda acunpuntura e se resultado .
    obrigada

    1. Edna, boa tarde
      A despeito do que muito se apregoa na mídia, não existe um tratamento específico para emagrecimento através da acupuntura.
      A acupuntura trata os sintomas apresentados pela pessoa e que nos distúrbios alimentares são sintomas ligados a desequilíbrios energéticos de alguns órgãos e de sintomas “mentais e emocionais”, tais como tristezas e ansiedades que mostram-se sempre presentes.
      Associando-se o tratamento destes sintomas com a adoção de uma dieta séria e balanceada, juntamente com a execução rotineira e diária de exercícios físicos, sobretudo os aeróbicos, tem-se o sucesso almejado.
      Obrigado
      Léo

  6. Boa noite minha mae tem reumatismo e atacou uma das maos e esta muito inchada ja faz 9 dias tomando medicamentos e nao desincha sera que com acupuntura tera resultados? Obrigada andrea

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s