Craniopuntura

Acupuntura Escalpeana Japonesa ou Escalpopuntura Japonesa de Toshikatsu Yamamoto ou Craniopuntura Japonesa de Yamamoto.

Craniopuntura de Yamamoto.

A MTC-Acupuntura, tem, no conjunto de seus microssistemas o método de punção do crânio, denominado de Craniopuntura Japonesa. Sua metodologia é somatotopia no crânio, isto é, em uma área circunscrita do crânio se projeta a totalidade do corpo. Os pontos são pequenos e suas localizações não obedecem uma posição exata no crânio, sendo necessário a palpação da região do ponto para que a inserção da agulha atinja o ponto corretamente e que promova eficácia no tratamento. Tal metodologia, tal como a Acupuntura Sistêmica, consiste em pontuar alguns pontos existentes no crânio e face com o objetivo de desenvolver os tratamentos necessários. Como contribuição para o desenvolvimento, a Nova Craniopuntura oferece a metodologia da palpação do abdômen e do diagnóstico cervical japonês.

Em 1973, durante 0 25º encontro da Sociedade Japonesa de Ryodorahu Nova Craniopuntura de Yamamotorealizado em Osaka, Japão, Toshikatsu Yamamoto apresentou conceito à uma metodologia toda própria para a Craniopuntura, metodologia esta desenvolvida desde 1970, definindo-a como Método de Craniopuntura Japonesa, onde se tratava pacientes com hemiplegia com sucesso, com tratamentos bem sucedidos de Acidentes Vasculares Cerebrais,  o que já não ocorria com tanta eficácia quando se aplicava a Craniopuntura Chinesa nestas mesmas afecções.

A Craniopuntura de Yamamoto compreende vários sistemas de tratamento e é eficaz no tratamento das dores e de sequelas resultantes de diferentes causas, promovendo contribuição efetiva às Medicinas Tradicional e Ocidental.

A Nova Craniopuntura se subdivide em quatro grupos de pontos, 1- pontos básicos para tratamento do aparelho locomotor, 2- pontos cerebrais para tratamento de problemas mentais e emocionais e neurológicos, 3- pontos sensoriais para tratamento dos órgãos dos sentidos e, 4- pontos Y para tratamento dos órgãos internos.

A Nova Craniopuntura é muito prática e muito flexível, podendo ser ajustada às necessidades de cada paciente. Mostra-se também muito útil como estratégia auxiliar no tratamento de outras modalidades médicas, tal como a fisioterapia, podendo-se ampliar os resultados dos mesmos.

Léo Baroni

Formulário de Contato:

 

9 comentários sobre “Craniopuntura

    1. Oi Marta,
      sim, a acupuntura é muito eficaz no tratamento dos sintomas apresentados. Porém, nem sempre os adolescentes se prestam a fazer tratamentos com agulhas. Seria necessário fazer uma avaliação clínica e propor o tratamento através da acupuntura e da fitoterapia chinesa. Léo

  1. Olá doutor Leo eu tive meningite fungica em 2006 seguito de toxioplasmose, hoje estou curado das duas doenças, mas me ficou um reflexo da meningite, pois o dedo do meu pé fica constantemente tensionado, inclusive chega a me doer a perna e até o joelho, eu cheguei a fazer a acumpuntura mas não tive sucesso, foi onde a acumpunturista me disse que eu deveria procurar a craniopuntura, pois seria a especialidade em buscar a solução desse problema. Isso seria realmente possível? Como posso estar conversando com vocês para saber mais a respeito?
    Aguardo uma resposta o quanto antes,

    Atenciosamente,

    Márcio
    marcio31s@hotmail.com

    1. Olá Marcio.
      No seu caso, é temerário afirmar qualquer coisa sem ter feito um exame clínico detalhado.
      Marque uma consulta para que possamos analisar seu problema a contento:
      Consultório em São Paulo: Av. Moema, 635: fone: 3459.8322
      Consultório em SBCampo: Rua Adriático, 02: fone: 4125-2513.
      Obrigado, léo

      1. Tudo bem eu marco uma consulta para analisar esse problema e quanto vocês vão me cobrar para marcar essa consulta?

        Atenciosamente,

        Márcio

  2. Dr Leo boa tarde

    Meu marido tem Mal de Parkenson há cerca de 05 anos. Ele se cuida bem faz
    exercicios fisicos adequados com frequencia mas os seus movimentos são ainda lentos e sua coordenação motora também.
    Será que esse método pode melhorar o estado dele. Em que percentual?
    Ele tem 64 anos e ainda exerce as suas atividades profissionais diariamente.

    Muito grata pela resposta

    1. Soraya, boa noite.
      Mal de Parkinson é uma doença degenerativa e progressiva. A acupuntura é utilizada para que o paciente possa ter maior qualidade de vida, proporcionando tratamento dos sintomas adversos que acometem o paciente. Tenho acompanhado e tratado alguns pacientes com o Mal de Parkinson de forma satisfatória. Por outro lado, existe a necessidade de se fazer uma consulta avaliativa com o seu marido para se ter condições de um prognóstico. Aguardo o vosso agendamento. Obrigado. Léo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s